EDUCAÇÃO FÍSICA

ATIVIDADES

2023
CAMPEONATO VÔLEI PARA TODOS
O Campeonato de Vôlei para todos 2023 com os alunos do 5º ano do período da manhã,  foi pensado como uma atividade divertida, interativa, em que todos possam jogar juntos: menino, menina, craque ou amador. Ajudando a transmitir valores como respeito às regras e limites, estimular a aceitação da vitória e da derrota, e ajudar a fortalecer as relações de solidariedade. 



5º ano período tarde:









2022

    Neste trimestre, a fim de  desenvolver a noção de ritmo e a expressão corporal escolhemos a dança circular, pela simplicidade dos movimentos, facilidade na execução, são realizadas em grupos, respeitando o espaço e o tempo de cada participante, que vem de encontro com os objetivos do nosso projeto coletivo. As coreografias foram acompanhadas por  algumas músicas do artista musical Edinho Paraguassu, como “Tá pronto seu lobo” e “Zeca Pacotinho”. Neste contexto, os alunos tiveram a oportunidade de experimentar o sentimento de pertencimento, acolhimento e conexão consigo e com o grupo. 


1º ano A -  https://youtu.be/63CQ6oArs3A

1º ano B - https://youtu.be/pJZVGLUOF5E


2º ano A - https://youtu.be/1EThPDnHa9c

2º ano B - https://youtu.be/3LMaijxLx4U

2º ano C - https://youtu.be/YX26zCtMNlQ


 2019


Atividades - manhã
As turmas do 4º ano participaram do Campeonato de Hope Skipping nas aulas de Educação Física!

A intenção era, através de exercícios simples e divertidos, estimular a prática do esporte pouco difundido no Brasil, desenvolvendo o ritmo, a velocidade de execução, a coordenação motora e o trabalho em equipe.

A competição foi dividida em algumas provas:

·         Individual
·         Duplas
·         Trios
·         Trios com a canção “Um homem bateu na minha porta”


Todos os alunos foram premiados com medalhas, mas o maior prêmio foi o aprendizado adquirido durante todo o processo de organização e aplicação.



As turmas do primeiro e segundo ano tiveram a oportunidade de participar de uma apresentação, com a intenção de promover a vivência das brincadeiras de pular corda e, por meio delas, abordar conteúdos relacionados ao Ritmo e a Expressão Corporal.

Veja nos vídeos como foi o resultado dessa maravilhosa experiência.



Atividades Segundo trimestre - tarde

5º anos tarde - Terceiro trimestre
https://www.youtube.com/watch?v=lDB2qctT_rU

3º anos tarde - Terceiro trimestre
https://www.youtube.com/watch?v=El8aXvjjIuo


Atividades Segundo trimestre
5º anos tarde - Segundo trimestre

3ºs anos tarde - Segundo trimestre
https://drive.google.com/file/d/1rwMiOiMzBTnb_CGu64TSmSbqvZNK_G-g/view?usp=sharing



 anos tarde  - Primeiro trimestre 



5º anos tarde  - Primeiro trimestre


2018


POSTURAS BÁSICAS DE GINÁSTICA    
Ao longo do terceiro trimestre, nossos alunos tiveram a oportunidade de conhecer alguns movimentos da Ginástica, através da elaboração de séries criativas, alegres, e expressivas, visando à conscientização do próprio corpo, suas possibilidades de movimentos, a busca de um estilo próprio para execução, procurando respeitar seus limites e potencialidades individuais.

    Durante todo processo foi perceptível o envolvimento e satisfação dos alunos na preparação das séries, superando nossas expectativas e seus próprios limites.

Vídeos:






Copa do mundo de futebol


Considerando o interesse dos alunos pelo Futebol e a aproximação da Copa do Mundo 2018, entendemos que a manifestação mencionada seria pertinente como tema de estudo, se tratando de um fenômeno sociocultural que foi criado historicamente ao longo dos anos e, gradativamente se transformou na prática motora mais popular do mundo, provocando o interesse de multidões em participar dessa manifestação esportiva. Desde sua origem, o futebol continua atraindo o interesse de várias partes do planeta e ao longo dos anos, foi sendo praticado em diversos locais, adquirindo múltiplas expressões, com ajuste de regras para seu desenvolvimento de acordo com cada contexto.
Entendemos que a apropriação do tema futebol, de forma lúdica, no currículo escolar configura-se como um patrimônio cultural que deve ser disseminado em forma de experiências planejadas de ensino no decorrer da escolarização. Assim, o tema futebol será tratado no currículo escolar pela disciplina de Educação Física, associando essa modalidade esportiva ao cotidiano do aluno, em forma de saberes, repertório motor e conhecimento cultural.


Copinha 3º ano
https://youtu.be/_MsLmgW6OQQ

Álbum da Copa Paulo Teixeira

2017



XADREZ NA ESCOLA
https://youtu.be/Nw-4T3Wy16Q

No 2º e 3º trimestre, deste ano os alunos do 1º, 2º e 4º ano tiveram a oportunidade de conhecer o jogo de XADREZ, que é um JOGO DE TABULEIRO disputado por dois jogadores, e tem como objetivo principal atingir o rei do adversário, utilizando o xeque-mate, finalizando assim a partida.
Na realidade o xadrez é como se fosse uma batalha. Cada jogador possui à disposição um exército, onde cada guerreiro utiliza seus poderes para tentar eliminar o rei adversário, chegando ao xeque mate.
A prática iniciou-se com a apresentação do tabuleiro, afim de que os alunos conhecessem e dominassem o mesmo, o que resultou em ganhos para aquisição da noção espacial e conhecimento sobre coordenadas. Depois do tabuleiro foram apresentadas as peças, cada qual com suas características e movimentos, auxiliando o desenvolvimento da memória e da concentração.  Durante o desenvolvimento do jogo, com a integração das peças e os cálculos das jogadas, exercitaram o raciocínio lógico e a imaginação. Na escolha do próximo lance valorizava a iniciativa, autonomia e a tomada de decisão.
Faz parte do jogo, também, o contato com o jogador adversário, indispensável para que a partida ocorra. Nesse contato a criança se integra, conhece e reconhece a importância do outro para que o jogo aconteça, além de acessar outros pontos de vista.
Ainda é possível identificar no xadrez os efeitos positivos que todos os esportes e jogos trazem, como o espírito de competição, o respeito a regras e o saber lidar tanto com a vitória quanto com a derrota.

Todos os benefícios apresentados foram premissa para utilizar o xadrez como ferramenta pedagógica, com intuito de elevar o rendimento escolar dos alunos envolvidos.

Monte seu próprio jogo. Clique na imagem abaixo e imprima as peças:




Campeonato de Quebra Barraco 






2016TURMAS TARDE
Campeonatos de Dodgeball

1º ano inicial   https://www.youtube.com/watch?v=xSgLgdYtIrc

2º ano inicial  https://www.youtube.com/watch?v=El1TPEOobfo

4º e 5º anos https://www.youtube.com/watch?v=Ki07KmJkzBs


TURMAS 1º ANO CICLO II - manhã



Apresentações Ginástica



TURMAS 1º ANO CICLO I

1º ano C
         1º ano D


2º ano C     2º ano D

2º ano E


Vivência em capoeira
Alunos 1º e  2º ano  - tarde
Professora Marlene

Convidado: Professor José Roberto (Instrutor SESC Santo André)


A capoeira é uma representação cultural que mistura esporte, luta, dança, cultura popular, música e brincadeira. Caracteriza-se por movimentos ágeis e complexos, onde são utilizados os pés, as mãos e elementos ginástico-acrobáticos.

No mês de dezembro os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar a riqueza desta manifestação cultural afro-brasileira, com seu modo genuíno e peculiar de ser. Nesta proposta, os alunos exploraram o ritmo e a musicalidade  de forma lúdica, transformando os conhecimentos adquiridos anteriormente em uma aprendizagem significativa e prazerosa.
https://www.youtube.com/watch?v=LVDKX63s74c&feature=youtu.be

https://www.youtube.com/watch?v=7Cp0XlenBHo&feature=youtu.be

https://www.youtube.com/watch?v=rfwuoix9aY8&feature=youtu.be


Bambolê olê
https://www.youtube.com/watch?v=ZeRDIvCOKQ4
1º ANO INICIAL MANHÃ



COPA DO MUNDO 2014


Alunos do 1º e 2º ANO do período da tarde

Formas de comemorar um gol :  http://www.youtube.com/watch?v=13xK11YcmYM

 Alunos do 2º ANO do período da tarde

2º ano ciclo II - manhã


Dança Circular (12 à 23/05/2014)
Professora Marlene
A prática das danças circulares não pode ser realizada sem que haja cooperação. Há predominância de movimento em uma mesma direção; é um exercício de aceitação das diferenças, limites, falhas e dificuldades de si mesmo e dos outros; é, também, importante momento de auto expressão, autoestima, autoconfiança e tantas outras qualidades que vamos  adquirindo à medida que praticamos.
Alunos do 1º ano do período da tarde
Alunos do 1º ano e do 2º ano do  período da tarde
Brincadeiras “Reloginho” e “Elástico” (26 à 30/05/2014)
Professora Marlene
O objetivo principal foi promover a vivência das brincadeiras de pular e, por meio delas, abordar conteúdos relacionados ao Ritmo e a Expressão Corporal.

Essa sequencia  de atividades  se justifica também como  uma  interessante  e  divertida forma de valorização da cultura lúdica popular.
Alunos do 1º ano C e D e alunos do 2º ano C, D e E – período da tarde