A partir da
apreciação do filme “Vida de insetos” foi iniciado a sequencia de
atividades dirigidas para construção de máquinas simples buscando a resolução
de um problema. O filme foi um disparador para conversa sobre a vida em
sociedade, ressaltando sobre a
diversidade na aparência física, no comportamento, e nas funções exercidas
pelos personagens. Percebendo as diferenças entre o real e o imaginário
apresentado no filme , tal conversa amparou a importância do respeito e do
trabalho em equipe.
A divisão de tarefas no trabalho em equipe proporciona o desenvolvimento em diversas habilidades, como exercitar a empatia, o diálogo, resolução de conflitos, cooperação. Durante a apresentação do projeto aprimora-se a exposição oral, na construção do desenho: a coordenação motora, na conferência das peças: a atenção . Assim, através da abordagem criativa, os alunos foram colocados em diversas situações de aprendizagem.
2º ANORealizaram atividades online de acordo com o
conteúdo trabalhado em sala de aula, como: meios de transporte, meios de
comunicação e sinais de trânsito.
Para colaborar com o desenvolvimento da produção de texto e
desenvolver habilidades com o uso do teclado e suas peculiaridades para
estruturar o texto, os aluno fizeram atividades de ordenação de texto e escrita
de pequenas frases. Sobre o gênero textual “Carta”, uma turma fez a
escrita coletiva e outra, os alunos estão escrevendo para o colega.
Os alunos do 2º ano A fizeram a exploração do material ATTO
na sala PTC Maker.
Neste último trimestre foi apresentado aos alunos a linguagem de programação.
Iniciamos na sala de aula uma conversa sobre o que é programação e exemplos de como está inserida em nosso cotidiano. Para entenderem sobre os algoritmos os alunos realizaram atividade desplugada tendo como código as setas.
No laboratório puderam exercitar a linguagem de programação
em blocos com o site code.org e fizeram exploração do aplicativo Scratch.
O tema escolhido para produzirem uma programação é o Sistema Solar. Assim, realizaram pesquisa e atividades online no laboratório de informática. Para compor a programação gravaram áudios com os dados da pesquisa na sala PTC Maker.
A programação destaca translação dos planetas e outras
informações com áudio explicativo.
Projetos:
3B https://scratch.mit.edu/projects/928328780
3C https://scratch.mit.edu/projects/928321937
3D https://scratch.mit.edu/projects/928323256
Chromebook – Com a chegada dos dispositivos
eletrônicos houve a necessidade de
formalizar os combinados sobre o uso correto dos Chromebooks, realizar o
cadastro da conta institucional, limpar caixa de entrada e drive das contas e
orientar sobre o uso do aplicativo Google sala de aula.
Circuito elétrico x sistema nervoso – Como analogia ao sistema nervoso humano e para iniciarmos os conceitos de robótica, os alunos construíram um circuito elétrico com papel alumínio, bateria de 3V e uma LED na sala PTC Maker.
5ºANO
Lego spike x conto de assombração - A partir da
produção textual de conto de assombração, o grupo elaborou uma animação sendo o
cenário da história construído com o material estruturado LEGO Spike na sala
PTC Maker . Para conhecerem material
tiveram uma aula de exploração livre.
Promovemos uma conversa sobre as palavras - Cidadania digital, Fake News, Senha, login/logout , Vírus e Antivírus, Cyberbullying, Direitos autorais e Sexting.
Alguns questionamentos foram levantados: - Sabem o que significam essas palavras? Alguém já ouviu falar de alguma delas? A partir das respostas reforçou-se a ideia de que é preciso ter cuidado quando navegamos na Internet e que é importante ficar atento à diversidade de informações encontrada nesse ambiente. Assim, a cada aula apresentamos os conceitos e logo em seguida, os alunos realizam atividades em sites educativos sobre o tema apresentado no dia.
Projetos
5º ano C: https://scratch.mit.edu/studios/33578210
LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA
O uso do laboratório justifica-se por ser uma ferramenta a mais para a construção de conhecimentos de acordo com os objetivos de aprendizagem e o planejamento do professor.
O
Chromebook é um computador desenvolvido pelo Google, possui o sistema
operacional Chrome OS, com armazenamento na nuvem, que funciona conectado à
internet. Os equipamentos vêm com acesso ao
Google Workspace, que é um pacote de aplicativos Google alocados em
nuvem, ou seja, por meio da internet podem ser acessados de qualquer lugar, em
diversos dispositivos (computadores desktops, notebooks, celulares e tablets).
Tem como objetivo oferecer ferramentas de fácil utilização para instituições de
ensino que estimulam a aprendizagem, a colaboração e a comunicação. Tudo isso
de forma segura, pois o Google Workspace está no domínio da Secretaria de
Educação de São Bernardo do Campo. Deste modo, os alunos utilizarão a conta
institucional para acesso @emeb.saobernardo.sp.gov.br.